17/06/15 | 21:53
Ação promove limpeza de ruas e conscientização de moradores no Jorge Teixeira

IMG_3233

Seis das principais ruas do Jorge Teixeira – 3ª Etapa foram alvo da ação “Consciência Coletiva”, que teve início na manhã desta quarta-feira (17), no Jorge Teixeira – 3ª Etapa. Promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), além de realizar o recolhimento do lixo e entulho espalhado nas vias, de forma educativa, moradores da comunidade foram orientados sobre a importância de recolher o lixo nos horários corretos.

A campanha será desenvolvida nas ruas Pirarucu, Baleia, Arapapá, Caparari, Caranguejo e Sardinha, com o recolhimento de lixo e a orientação feita por agentes de limpeza de porta em porta, que entregam aos moradores imãs de geladeira com o horário da coleta de lixo. A meta do programa é realiza-la nas 45 vias do Jorge Teixeira – 3ª Etapa. Nesta fase, a ação acontece ainda nos dias 18, 19, 22 e 23 de junho.

De acordo com o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade, a proposta da atividade, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), é atingir pelo menos 700 famílias do bairro. “Não queremos apenas renovar e limpar as ruas da comunidade. Nós do programa nos preocupamos também em educar a população para que ela cuide melhor do ambiente em que vive. Uma forma de fazer isso é descartando o lixo nos horários corretos da coleta”, explicou.

“É muito bom saber que além de cuidar das obras aqui do bairro, o Prourbis também cuida da nossa limpeza. As pessoas jogam o lixo de suas casas a qualquer hora nas calçadas. Com os animais que vivem pela rua, fica tudo uma bagunça”, disse a comerciante Valdenira Lucas Santos, 32, moradora da avenida Pirarucu.

Para o casal de aposentados Sebastião Ferreira,  71, morador da rua Sardinha, a limpeza realizada veio em boa hora. De acordo com ele, o acúmulo de lixo nas ruas causa constante entupimento nos bueiros do bairro. Ele elogiou ainda a fase educativa da campanha. “Quem sabe ensinando didaticamente, as pessoas entendam que o lixo na rua é prejudicial para todos”, completou.