20/07/15 | 12:38
Controle de zoonoses e saúde da população são temas de palestra

PÁGINA 1 - MATÉRIA 1 (3)

Cuidar da saúde da população de forma preventiva e educativa. Com isso em mente, a Prefeitura de Manaus, por meio do PROURBIS, realizou no último dia 15 de julho uma palestra sobre o controle de zoonoses para moradores dos quatro residenciais construídos pelo programa no Jorge Teixeira – 3ª Etapa.

Ministrada pelo chefe do setor de Recolhimento e Captura do Controle de Zoonoses de Manaus, Felipe Pinheiro, a palestra contou com 15 representantes, entre eles líderes comunitários, das 98 famílias que hoje vivem nos residenciais. Durante a apresentação, o especialista reforçou o alerta para o acúmulo de lixo no entorno dos apartamentos, o que atrai animais como ratos, pombos e até morcegos.

O rato, por exemplo, é um dos principais transmissores da leptospirose, que pode causar a falência de órgãos como o fígado e até mesmo os pulmões. O alerta se expandiu para o descarte de alimentos, que feito de forma inadequada, pode atrair pombos, animais transmissores de doenças graves como a meningite, e até mesmo morcegos, que podem transmitir raiva para humanos.

“Essas pessoas viviam em situações completamente diferentes das de hoje como nas margens de igarapés. Esse tipo de orientação é extremamente importante para evitar situações incômodas e até de risco para as famílias e seus vizinhos”, explicou o coordenador geral do PROURBIS, Claudemir Andrade, que ressaltou o comprometimento do programa com a população.

A importância de vermifugar, castrar e vacinar contra raiva animais domésticos foi outro importante ponto abordado durante a palestra, já que muitos moradores possuem gatos e cachorros convivendo com eles nos apartamentos. Para que os animais estejam saudáveis, Felipe deu a dica que o Jorge Teixeira possui uma unidade móvel do Centro de Controle de Zoonoses (na Av. Hilário Gurjão), que oferece gratuitamente castração e vacinação contra a raiva.