Eventos

Desde que iniciou suas atividades, o PROURBIS desenvolve ações voltadas para a educação ambiental dos moradores. De palestras sobre o uso racional da água a mutirão de limpeza de lixo reciclável.

A proposta do programa é que os moradores dos bairros beneficiados estejam prontos para usufruir e cuidar da nova estrutura que terão, bem como de cuidar do meio ambiente de forma sustentável.

Durante o ano de 2014 muitas foram as atividades socioambientais desenvolvidas pelo PROURBIS, que beneficiaram a população do bairro Jorge Teixeira. Oficinas, palestras, atividades lúdicas com as crianças. Ações que ajudaram a preparar a população para o processo de melhoria da qualidade de vida dentro dos residenciais e na própria comunidade.

Dando o pontapé inicial nas atividades das semanas da água e da árvore, a Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Sócio Ambiental de Manaus (PROURBIS), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), realizou na manhã do dia 15 de março, uma oficina de arborização com os moradores do bairro Jorge Teixeira – 3a Etapa, zona Leste da capital.

Com foco na preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas, foram realizadas diversas atividades educativas com os moradores do bairro e beneficiários do programa. “Além de obras e infraestrutura, o PROURBIS possuí uma enorme responsabilidade com as pessoas e o meio ambiente e é disso que a ação de hoje trata”, afirmou.

Além das ações educativas, também foram realizados o plantio de 30 árvores de Ipê Amarelo e foi feita a doação de mais de 300 mudas de árvores frutíferas para moradores do entorno do residencial Deputado Francisco Queiroz, onde aconteceu a atividade.

“Orientar, ensinar e mudar a atitude das pessoas em relação aos cuidados com o meio ambiente é uma premissa da Prefeitura de Manaus e esta ação em parceria com o PROURBIS é uma oportunidade ímpar para pormos isso em prática. A situação de risco que os beneficiários do programa já enfrentaram, faz com que eles sejam muito mais conscientes”, afirmou a secretaria municipal de meio ambiente Kátia Schweickartt.

Os moradores do bairro fizeram questão de marcar presença no evento e opinar sobre a necessidade do cuidado com as áreas verdes. “Antes morávamos em áreas poluídas, com mato espalhado por todas as partes, animais peçonhentos e todo o tipo de perigo. Agora temos a oportunidade de viver em harmonia e ainda cuidar do meio ambiente e do paisagismo que ganhamos junto com nossas unidades do PROURBIs”, afirmou a dona de casa Tatiana Ribeiro.

Além disso, na manhã do dia 25 de março, o PROURBIS reuniu cerca de 50 crianças na faixa etária de oito a 11 anos, para participarem de uma palestra, realizada em alusão ao mês da água, onde eles puderam aprender sobre como economizar água em suas casas de maneiras simples.  A ação foi realizada em parceria com empresa responsável pelo abastecimento de água na capital, a Manaus Ambiental, e, faz parte da premissa de preservação do meio ambiente realizada pelo PROURBIS.

Para o PROURBIS, a educação ambiental se aprende cedo. Com isso em mente, o programa realizou ainda edições da oficina de incentivo a preservação do meio ambiente, “Tabuleiro Ambiental”, com crianças com idade entre cinco e sete anos de idade do Jorge Teixeira – 3ª Etapa.  A oficina contou com uma série de atividades e brincadeiras educativas focadas no descarte correto do lixo e na preservação dos recursos naturais. “Com a atividade, queremos estimular as crianças do bairro a preservar e cuidar do meio ambiente. Para isso lhes passamos informações de maneira divertida para que aprendam e levem isso para suas casas”, disse a engenheira ambiental do programa, que é realizado pela prefeitura de Manaus, Gislaine Souza.