16/09/15 | 21:21
Prefeitura de Manaus e BID promovem diagnóstico sobre Centro de Manaus

IMG_5553

O estudo faz parte da primeira etapa do Plano Diretor de Reabilitação do Centro de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) deram um importante passo para a reabilitação da área central de Manaus.

Juntos eles realizaram nesta quarta-feira (16), um workshop para discutir com técnicos e especialistas das duas instituições e outros parceiros, o diagnóstico que consta da primeira fase do Plano Diretor de Reabilitação da Área Central de Manaus. Os dados, coletados e analisados por uma empresa contratada, abrangem as áreas social, urbana, ambiental e de infraestrutura dessa parte da cidade.

E oferece um panorama da situação real do Centro da capital amazonense, como adensamento de construções, áreas de crescimento, condições sanitárias, impactos ambientais, necessidades de áreas de uso público, como parques, faixa de renda dos moradores e serviços disponíveis para eles.

“Esse estudo analítico vai permitir dotar o município de Manaus de informações relevantes e de qualidade, urbana, ambiental, social e de serviços e, depois, construir uma proposta de abordagem para essa área”, explica a chefe de Equipe do BID para o Prourbis, Márcia Casseb.

De acordo com ela, o próximo passo será discutir com diferentes públicos, privados e sociedade civil os dados coletados e analisados e uma proposta de recuperação para o Centro. “É um momento de aprofundar o conhecimento sobre as realidades diversas do Centro de Manaus – tanto física, histórica e territoriais quanto socioeconômica – e esse debate pode nos dar luz para encontrarmos caminhos para reabilitar essa área da cidade”, avaliou o presidente do Implurb, Roberto Moita.

O diagnóstico do Centro de Manaus está incluído no Prourbis I, uma primeira fase do programa. O Prourbis II, que está em tramitação na esfera federal, poderá contemplar demais fases do Plano de Reabilitação da Área Central de Manaus.

“Todo esse esforço da Prefeitura e do BID demonstram a relevância de resgatar a importância cultural, social e histórica do Centro de Manaus e de evitar investimentos que possam ser aplicados sem eficácia”, explica o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade.