14/05/14 | 19:28
PROURBIS adota medidas paliativas devido às chuvas

 

As obras de recuperação das 45 ruas do bairro Jorge Teixeira – 3ª Etapa, desenvolvidas pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (PROURBIS), realizado pela Prefeitura de Manaus, vêm sendo prejudicadas pelas constantes chuvas na capital amazonense.

Para minimizar os danos e transtornos à população neste período, o PROURBIS adotou uma série de medidas paliativas para manter as ruas e vias transitáveis, como por exemplo, na rua Caranguejo, uma das prioridades do programa. Na via, foi espalhado um material composto por barro e pedras para regularizar seu nível e evitar buracos.

A medida será tomada sempre que houver necessidade, durante as próximas duas semanas, quando as obras definitivas devem começar na rua. “No período de chuvas, os problemas relacionados ao asfalto se acentuam consideravelmente e as operações que utilizam massa asfáltica ficam prejudicadas, uma vez que o material não se fixa corretamente em piso úmido, por isso as medidas paliativas são necessárias”, explicou o coordenador geral do PROURBIS, Claudemir Andrade.

            De acordo com o coordenador, outras vias como Carlos Braga, Aracú e Curimatã, também estão recebendo melhorias neste período. Nestas, o trabalho de base, que inclui a aplicação de 40 centímetros de brita rachada, 30 centímetros de brita tratada com cimento e a aplicação do cimento, está sendo realizado. Atualmente 82% do serviço de base e 77% da pavimentação já foram executados nas vias do Jorge Teixeira – 3ª Etapa.

            Ainda segundo o Claudemir, apesar dos empecilhos causados pelo período chuvoso, já foi feito o planejamento para continuar a revitalização das vias, que incluem também meio-fio e sarjetas. “Com a estiagem, nós avançaremos com as obras em todas as ruas do bairro”, completou.