Edificações

Obras

A entrega dos residenciais Deputado Francisco Queiroz, Helso do Carmo Ribeiro, Manoel Meireles e Avelino Pereira não foi o único feito do PROUBIS. Desde 2013, 45 ruas estão recebendo recuperação asfáltica e tendo suas estruturas para circulação, como meio fio e as calçadas, reconstruídas. Atualmente, as obras nas vias estão em fase final. Um dos principais exemplos é a rua Arapapá, que recebeu pavimentação de blocos intertravados no trecho mais íngreme e asfaltamento padrão no lado mais reto. Uma obra que ajudou a mudar a vida da aposentada Dezembrina Medeiros, 80.

Antes, a aposentada portadora de necessidades especiais não conseguia sair de casa. E, quando precisava sair, tinha que ser carregada desde dentro do quarto até as vis principais, as avenidas Tambaqui ou Tamaotá. “Era muito sofrimento. Era o maior sacrifício para sair de casa. Meu filho, que trabalha no ônibus, tinha que parar o carro lá em cima e vir me buscar aqui para eu poder sair. Era um transtorno e muito cansativo para mim”, lembra.

Dezembrina acha que, agora, as coisas vão melhorar. “Essa rua estava só buraco e lama. Não tinha como subir porque, de muleta eu podia cair e de cadeiras ficava deslizando muito e não dava para passar”, explicou disse.

Além das ruas também estão sendo construídas no bairro três praças, localizadas em pontos distintos, para compor um cenário mais moderno e aconchegante para quem mora no Jorge Teixeira. Todas serão arborizadas e compostas de áreas de circulação, lazer e descanso, como passeios, parques e bancos.

A primeira terá 12.197m² e ficará localizada entre as ruas Malvarisco e Jacaré, no Jorge Teixeira. A segunda com 4.258,23m² está sendo construída entre as ruas Traíra e Piaba. A terceira, com 1.741,75m², servirá para o lazer que moram nas proximidades da Avenida Itaúba.

 

Edificações

 

Resgate social, melhorias na infraestrutura e preocupação com a sustentabilidade. Juntar tudo isso num só programa para atender aos moradores da Zona Leste de Manaus foi um dos principais desafios da Prefeitura de Manaus que, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutrura (Seminf), vem executando com sucesso Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (PROURBIS). Realizado pela parceria mantida com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o PROURBIS tem a missão de promover, de forma sustentável, melhorias na qualidade de vida dos moradores dos bairros Jorge Teixeira – 3a Etapa, Arthur Virgílio e João Paulo, realizando também ações na infraestrutura urbana, serviços públicos e de meio ambiente dos bairros. Atualmente, o programa está em uma das suas fases mais importantes desenvolvida no bairro Jorge Teixeira – 3a Etapa: o resgate habitacional das famílias que moravam em áreas de risco.

Com a construção de quatro áreas habitacionais contendo 204 moradias nos Residenciais Herso do Carmo Ribeiro, Deputado Francisco Queiroz, Manoel Meireles e Avelino Pereira que já foram entregues pela Prefeitura de Manaus, o PROURBIS já mudou a vida de centenas de famílias que viviam em locais de risco, em moradias inapropriadas para habitação, próximas ao igarapé e sujeitas a desabamentos e alagações. Todas receberam apartamentos com 51 m² de área construída, divididos em sala de estar, dois quartos, uma copa/cozinha, um banheiro e área de serviço. Famílias como a do aposentado Raul Teixeira da Silva que, aos 82 anos de idade, conquistou o seu primeiro imóvel próprio, longe de locais de risco. “Minha vida mudou muito. E eu estou muito feliz com esse apartamento que recebi do PROURBIS. Agora, tenho uma casa para deixar para minha mulher e meu filho, quando eu não estiver mais aqui”, disse o aposentado. O PROURBIS também transformou a vida do auxiliar de vendas Eronildes Oliveira, que ao receber a chave de sua casa nova não conteve a emoção e chorou de alegria, com a família. “Estou muito feliz. Hoje estou realizando o sonho de ter a minha casa própria. Agora meus filhos vão crescer num ótimo local, preparado para eles crescerem felizes”, disse.

 

Infraestrutura

 

Redes de Esgoto

As redes de esgoto e drenagem também estão entre as principais obras desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e PROURBIS. As redes atenderão tanto aos moradores das áreas habitacionais quanto às famílias que permanecerão nas moradias tradicionais do bairro. Com o sistema, foram criadas estruturas independentes para escoamento das águas destinadas ao esgoto e à drenagem. “Estamos construindo estruturas de tubulações para captação e escoamento de cada rede a partir das casas dos moradores. As águas pluviais serão escoadas diretamente para o igarapé através da rede de tubulação de drenagem. As águas do esgoto serão escoadas diretamente para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para ser tratada. Só depois vão ser lançadas no igarapé”, disse o coordenador geral do PROURBIS, Claudemir Andrade.

Projeto audacioso da Estação de Tratamento de Esgoto

Localizada numa área de três mil metros quadrados, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) promete ser um dos projetos mais audaciosos construídos pelo PROURBIS. Na área localizada na rua Violeta, no bairro Jorge Teixeira 1ª Etapa, já estão prontos os valões que vão armazenar a água do esgoto, conduzido desde a casa dos moradores até a ETE por meio das tubulações específicas da rede de esgoto. Orçada em torno de R$ 7 milhões, a ETE vai impactar na vida dos moradores. “A ETE vai diminuir o despejo de águas poluentes no leito dos igarapés que cortam o bairro Jorge Teixeira e, assim, beneficiar a população sem que haja prejuízos ambientais. Isso impacta de forma positiva na saúde da população, porque menos poluição é menos risco de doenças”, explica o coordenador geral do PROURBIS, Claudemir Andrade.